PARTE I Capítulo V De Maerteen Lem a Pedro Alves da Rocha ENEAVÓS

Bandeirante paulista, Mateus Leme foi um dos primeiros povoadores de Curitiba, estabelecendo-se, com numerosa família, num sítio da região do rio Barigui. Nomeado Capitão-Povoador e sesmeiro pelo Capitão-Mor Gabriel de Lara, assinou o auto de criação do pelourinho de Curitiba em 1668. Mais tarde, em 1693, os habitantes se reuniram e solicitaram à Mateus Leme, por petição, a criação da Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
A estátua é de autoria de Elvo Benito Damo, num estilo que pode ser encontrado em várias outras estátuas de personagens históricos espalhados pela cidade. O texto acima foi extraído do mosaico fixado na base da estátua que fica no Parque São Lourenço, Curitiba, fotografada durante a última caminhada do Grupo de Caminhadas Observacionais.
http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2012/11/bustos-e-estatuas-de-curitiba-mateus.html

O antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Curitiba, sede do poder municipal entre os anos de 1726 e 1900. O prédio branco, à direita e ao fundo é o antigo Mercado Municipal. (Arquivo: Casa da Memória).

 ENEAVÓS

*Capitão Mateus Martins Leme, nasceu em 1619 em São Vicente, São Paulo, Brasil e morreu em 6 de outubro de 1697 em Curitiba, Paraná, Brasil, foi casado com Antonia de Góes, que nasceu cerca de 1620 em São Paulo, Brasil. Tiveram os filhos: Capitão Matheus Leme da Silva, Miguel Martins Leme, Anna Maria da Silva, Maria Leme da Silva, Luis Da Sylva Leme, Salvador Martins Leme e *Antônio Martins Leme.

Mateus Martins Leme participou da bandeira de Fernão Dias Pais, em 1637, cujo percurso se estendeu até o Rio Grande do Sul. Ele era filho de Thomé Martins Bonilha (do espanhol, Tomás Martínez Bonilla) e Leonor Leme. Entre 1648 e 1661, mudou-se às cercanias do rio Barigui. Em 1690, era capitão-povoador e dizimeiro da povoação (que mais tarde ficaria conhecida como Curitiba). Em 1693, os povoadores requereram a criação da vila que originaria Curitiba. 

Referência:

URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_Martins_Leme

Abaixo, no Genealogia Paranaense, nós podemos observar a importância de Matheus Leme na fundação de Curitiba. Cita ainda as terras que era dono, em Curitiba e São José dos Pinhais (chamadas de Villa de Nossa Senhora da Luz e Senhor do Bom Jesus dos Pinhaes). Ainda, observamos o início da criação da Vila de Curitiba e a ligação destes primeiros habitantes e fundadores, formando praticamente uma única família. Hoje, podemos observar estes nomes em nossa árvore genealógica (a maioria deles).












Caso tenha interesse, assista o vídeo abaixo que fala sobre o Mateus Leme, bandeirante que veio de São Paulo,  responsável pelo povoamento da região do Largo da Ordem, onde Curitiba nasceu. Conheça esse importante personagem na história do Paraná, com entrevista do Prof. Dr. Ricardo Costa Oliveira.



Referência:
VOL I do Genealogia Paranaense, de Francisco Negrão,  páginas 58,63, 64, 65, 66 e 67  e Vol. 4 págs. 203, 204 e 205

Comentários

Postagens mais visitadas