PARTE I A História, Os Judeus na família

     


    No Brasil, a inquisição também ocorreu e com isso, até mesmo esses judeus que vieram em busca de uma nova vida, sofreram. Culturas que foram escondidas para não revelar o que eram de fato. Perderam suas crenças, sua religião, seus costumes em troca da sobrevivência. Para que pudessem dar um futuro melhor aos seus filhos com a possibilidade de não serem queimados vivos, perderam sua própria identidade. 

    Mais de 400 anos depois e o que restou dessa cultura em nossa família? Praticamente nada.

    Antes de iniciarmos os três primeiros Capítulos, que são os Capítulos relacionados aos judeus, farei um breve relato sobre o contexto histórico da época, falarei sobre a história dos judeus nos séculos XV, ao XVIII que foi quando encerrou a inquisição portuguesa.

    O que sabemos sobre os judeus da Península Ibérica, é que cresceram e prosperaram durante séculos. Dominavam a ciência, a medicina, a astronomia, a matemática, o comércio e deram origem aos primeiros banqueiros para empréstimos de dinheiro, inclusive para o próprio Estado.

    A Inquisição Portuguesa, também conhecida como  o Tribunal do Santo Ofício, foi uma instituição da Igreja Católica que perseguia, julgava e punia as pessoas acusadas de cometer crimes considerados heréticos  (principalmente os judeus que eram acusados de crimes de judaísmo).

    Eram chamados de Cristão-novo, os judeus convertidos, em Portugal,  ao cristianismo e a todos os seus descendentes. Os cristãos-velhos eram os genuínos, os que não eram judeus. A expressão foi usada após a conversão forçada dos judeus, em 1497 pelo rei de Portugal, alguns anos antes da instauração do Tribunal da Inquisição.

Abaixo, caso tenha interesse poderá assistir o vídeo onde a historiadora Dra. Anita Novinsky fala sobre a história do Brasil, sobre a história, dos Bney Anussim (filhos dos forçados) que vieram para o Brasil, após serem expulsos de Portugal.




http://www.museudainquisicao.org.br/artigos/a-espanha-sefarad-se-torna-a-maior-colonia-judaica/







Comentários

Postagens mais visitadas