PARTE I Capítulo III Do Rabino Abraham Seneor a Belmira dos Santos Rocha TRIDECAVÓS


 TRIDECAVÓS

*Rodrigo da Veiga d'Évora nasceu em Évora, Portugal e morreu em 1601 em Portugal, foi casado com Joana Nunes de Aragão, que nasceu em aproximadamente 1480 em Lisboa, Portugal Tiveram os filhos: Izabel Rodrigues da Veiga, Andreas Rodrigues D'Evora De Andrade, Dr. Tomás Rodrigues da Veiga, Antônio Rodrigues de Évora, Simão Rodrigues de Évora e *Manuel Rodrigues d'Evora. 

“… A família Veiga adopta mais tarde o toponímico Évora, localidade onde os referidos médicos se fixaram junto da Corte, antecedidos pelo patronímico Rodrigues em consideração a Rodrigo da Veiga, o patriarca fundador da família em Portugal”.

“É talvez em Évora ou em Coimbra que os Ximenes e os Veiga se encontram, pois Rodrigo, que era médico de D. Manuel vivia em Évora e seu filho Tomás Rodrigues da Veiga formou-se em Medicina e foi professor em Coimbra. Nesta cidade se deve ter formado também Duarte Ximenes de Aragão, um ano mais novo”.

Abaixo, podemos observar na mesma referência anterior, os nomes do casal e filiação.





Referência:

(In: FRADE, Florbela Veiga. AS RELAÇÕES ECONÓMICAS E SOCIAIS DAS COMUNIDADES SEFARDITAS PORTUGUESAS O Trato e a Família 1532-1632. Universidade de Lisboa. Tese de Doutoramento em História, 2006. p. 272)

"Branca Dias" de Candido Pinheiro Koren de Lima - Coleção Borges da Fonseca - Fundação Gilberto Freyre, Tomos I, II e III, ano 2016. Medico de Câmera do Rei Manoel. Pagina 1283, Tomo III.

Ricardo, Sílvia Carvalho. Expoentes mercantis e dinâmica de negócios: a Família Dias de Milão (1580-1624). Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em História Econômica. São Paulo, 2014, p. 89 e 90.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-14012015-110103/publico/2014_SilviaCarvalhoRicardo_VCorr.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas