Os filhos de Teresa e Antônio, o chinelo na lama

No centro da foto, as três meninas em pé, são as filhas mais velhas de Antônio e Teresa, foto tirada aproximadamente em 1967 em São José dos Pinhais, na rua Germano Schlogel.

     Para os filhos mais velhos foi mais difícil, Sônia, a filha mais velha sempre contou a história de que ela, a Jucemara e a Maria, que foram as três primeiras filhas e que passaram por muitas dificuldades. Conta que quando estudava no ensino fundamental, tinha apenas um chinelo, este era o único calçado que tinha, tanto para usar em casa, quanto para sair e ir à escola. 

Uma vez, após ter chovido por alguns dias, no caminho até a escola, que era de uns 4km a pé, tinha um lamaçal pelo qual tinham que atravessar. Sônia foi passar e um dos pés ficou preso na lama, não conseguia tirar aquele pé afundado na lama. Após puxar com muita força, o pé saiu, mas o chinelo se perdeu para sempre naquele lamaçal. Nunca mais viu seu chinelo (se duvidar deve estar lá até hoje).

No dia seguinte, lá estavam as três indo pra escola, com os cadernos dentro de um saco de arroz (suas mochilas) e Sônia com os pés descalços, porque não tinha o que pôr.




Comentários

Postagens mais visitadas