PARTE I Capítulo III Do Rabino Abraham Seneor a Belmira dos Santos Rocha AVÓS

 

Fotografia de Joaquina e Teresa em 1957 - A fotografia foi tratada e colorizada.

AVÓS

*Joaquina Machado Ferreira nasceu em 28 de dezembro de 1892, em Campo Largo da Piedade, Paraná, Brasil e morreu em 16 de dezembro de 1986, em São José dos Pinhais, Paraná, Brasil, foi casada com Francisco Pereira dos Santos, que nasceu em 1877 e morreu em 28 de dezembro de 1954. Tiveram os filhos: Tobias, Santina, Leonor Horácia, Terezinha, Carlota, João, Maria da Glória e *Belmira Laura Pereira dos Santos Rocha (os três últimos morreram antes de sua mãe).


Teresa contou que lembrava que seu avô Francisco, conhecido como Vô Nhoco, morreu ao cair de sua carroça, porque o cavalo havia se assustado com uma cobra, empinou e disparou. Consta em seu registro de óbito “fratura da base do crânio”, pois, ao cair, bateu tragicamente contra uma pedra. 

Da família do vô Nhoco minha mãe não sabia nomes, nunca conheceu seus bisavós, fui eu quem lhe contei que conforme o registro de casamento de Joaquina e Francisco consta o nome dos pais dele, que eram Francisco José Teixeira e Gertrudes Pereira Franco. 

Não consegui mais informações sobre os ascendentes de ambos. Mas com as informações dos nomes de Francisco e Gertrudes, Teresa disse que lembrava de uma senhora chamada Gertrudes que morava no mesmo terreno em que seu avô Nhoco havia doado para construir a capela. Nos fundos de onde a construíram, morava essa senhora idosa, chamada Gertrudes, mas nunca ninguém contou para Teresa quem era ela.

Então, suspeitamos que Joaquina e sua sogra não se falavam e por esse motivo, Teresa nunca conheceu a sua bisavó. Outra hipótese, é que talvez ela não fosse a sua bisavó. Mas, acredito que aquela realmente fosse a Gertrudes mãe do Francisco, pois a coincidência é que era o mesmo nome de sua bisavó e morando nas terras de sua família.

Sabemos que muitas vezes, por razões que só nós podemos explicar, pelo calor das discussões, em nossas vidas, deixamos de falar com algumas pessoas, guardamos rancor e às vezes carregamos esse rancor até nossos descendentes. Às vezes, deixamos que aquela pessoa desapareça, sem deixar vestígios de que tenha existido algum dia. Ignoramos o seu passado, ou a sua história, mas o fato é que não sabemos se este é o caso. 


Voltando a falar da capela, desde pequena ouço essa história de que Francisco Pereira dos Santos e seu pai, haviam doado o terreno para construir a capela e foram também, quem a construíram. A primeira capela, feita de tábuas de madeira, madeira esta que retiraram do próprio terreno. Deveria ser bem precária na época, não cheguei a conhecer a versão original, pois teve reforma e hoje ela é de alvenaria. 

 Abaixo, segue o registro de casamento de Francisco e Joaquina no Cartório, onde aparece o nome dos pais dos noivos e também consta no documento, que já tinham o filho João com um ano e três meses de idade. Francisco com 36 anos e Joaquina com 21 anos de idade: “Aos 28 dias do mês de junho de 1913 nesta Cidade de São José dos Pinhais, na sala do Cartório do Juízo de Casamento, às 10:30 horas da manhã …”


Continua na página seguinte: “... presente o Capitão Salvador Dias do Rosário, Juiz de casamentos segundo suplente… receberam-se em matrimônio Francisco Pereira dos Santos e Joaquina Machado Ferreira, solteiros, lavradores, naturais deste Estado e residentes neste distrito, ele filho legítimo de Francisco José Teixeira e Gertrudes Pereira Franco com 36 anos de idade, ela filha legítima de Manoel Ignácio e Horácia Librania Machado com 21 anos de idade. E neste ato declararam já terem um filho de nome João de um ano e três meses de idade…”


Referência:

"Brasil, Paraná, Registro Civil, 1852-1996", database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:W8CP-KBMM : 9 April 2020), Francisco Pereira dos Santos, 1913.
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:W8CP-KBMM

Abaixo, o Óbito de Joaquina Machado Ferreira: “Em 17 de dezembro de 1986, neste distrito, em Cartório compareceu José Vilmar Rosa, brasileiro, casado, agente funerário, residente neste distrito e exibindo atestado de óbito firmado pelo Dr. Antonio Cavalcante Teixeira, dando como causa da morte- ictus cordis, senilidade, declarou que no dia 16 de dezembro corrente 1986, às 15:30h, em domicílio a rua… faleceu Joaquina Machado Ferreira, do sexo feminino, de cor branca, profissão lavradora aposentada, natural deste Estado, domiciliado e residente neste distrito, com 91 anos de idade, estado civil viúva, filha de Manoel Gregório Andrade e Horácia Machado Cardoso, naturais deste Estado e já falecidos. O sepultamento vais ser feito no Cemitério de Campo Largo da Roseira, neste Município, viúva que era de Francisco Pereira dos Santos, tendo deixado filhos: Tobias, Santina, Leonor, Horácia, Terezinha, Carlota e João, Belmira,  Maria da Glória, estes 3 últimos já falecidos. Não era eleitora e não deixa bens…”


Referência: 
"Brasil, Paraná, Registro Civil, 1852-1996", database with images, FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:8PR5-MXPZ : 17 September 2020), Francisco Pereira dos Santos in entry for Joaquina Machado Ferreira .URL: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:8PR5-MXPZ

Abaixo, o Óbito de Francisco Pereira dos Santos, onde consta que a causa da morte foi hemorragia por fratura da base do crânio: “Aos 29 dias do mês de dezembro do ano de 1954 nesta Vila de Campo Largo da Roseira, distrito do mesmo nome, Município e Comarca de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, em meu cartório compareceu Tobias Pereira dos Santos… o atestado de óbito firmado pelo Doutor Atílio Talamini, laudo com causa da morte ‘hemorragia interna devido a fratura da base do crânio devido a queda acidental, declarou que na tarde de ontem as 16 horas neste distrito no lugar Campestre, na via pública, faleceu Francisco Ferreira dos Santos, do sexo masculino, de cor branca, lavrador, natural desse distrito, onde era domiciliado e residente, com 77 anos de idade,  filho de Francisco Pereira Teixeira e de Gertrudes Alves… já falecidos e… naturais do Município de São José dos Pinhais, deste Estado. O sepultamento será feito no Cemitério particular desta Vila. Era casado com Dona Joaquina Machado Ferreira com quem deixou os seguintes filhos: João, Tobias, casados, Santina casada com Pedro Pereira de Assis, Belmira casada com Pedro Alves da Rocha, (...) casada com Sebastião Rodrigues dos Santos, Horácia casada com José de Assis,  Maria casada com Miguel Furchen, Teresa solteira, maior e Carlota, casada com João Machado Ribeiro…”


Referência:

"Brasil, Paraná, Registro Civil, 1852-1996", database with images, FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:8BWF-G1W2 : 9 September 2021), Francisco Pereira dos Santos, .

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:8BWF-G1W2

Comentários

Postagens mais visitadas