PARTE I Capítulo V De Maerteen Lem a Pedro Alves da Rocha UNIDECAVÓS

                            Obra de Benedito Calixto, Canto da Praia de São Vicente

 UNIDECAVÓS

*Mateus Leme nasceu aproximadamente em 1558 em São Vicente, São Paulo, Brasil e morreu em 30 de agosto de 1633 em São Paulo, São Paulo, Brasil, foi casado com Antonia de Chaves,  que nasceu aproximadamente em 1570 em São Vicente, São Paulo, Brasil e morreu em 15 de abril de 1610 em São Vicente, São Paulo, Brasil. Tiveram os filhos: Marina de Chaves, Maria da Silva, Antão Leme, Antonia Leme, Francisco Leme da Silva, Domingos Leme e *Leonor Leme.

Verificamos, abaixo em Genealogia Paulistana, filiação, casamento e filhos e cita que ocupou os cargos do governo da terra.


Referência:
Genealogia Paulistana, Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919),Volume 2 pág. 205 e 206

MATEUS LEME

Inventário e Testamento:  Vol 9, fl 110  TESTAMENTO (não está datado)

“ Em nome de Deus Amem, Estando eu Mateus Leme  com todos os meus cinco sentidos e juízo perfeito e por estar de caminho para o sertão buscando meu remédio e por ser mortal e não saber a hora que hei de dar conta de minha vida a Deus Nosso Senhor faço este testamento com um rol o qual irá assinado por mim de tudo quanto me devem e algumas contas que com alguém tenha ao qual se dará inteiro crédito como a este próprio porque tudo irá na verdade  e peço às justiças de sua magestade me façam cumprir e guardar este testamento e o rol que digo deixarei o qual será por mim assinado por ser a minha ultima vontade.

Primeiramente encomendo a minha alma a Deus Nosso Senhor (a Virgem e aos Santos do céu). Declaro que fui casado com minha mulher Antonia de Chaves já defunta da qual tive nove filhos a saber cinco fêmeas e quatro machos e destes morreram três a saber dois machos e uma menina por nome Antonia e são vivos seis a saber quatro fêmeas e dois machos e das fêmeas tenho duas casadas uma com Tomé Martins e outra com Antonio Lourenço ao qual tenho dado de gado 22 rezes aonde entraram 16 vacas e um boi e 60 cruzados na mão de Diogo de Quadros e Tomé Martins no mais que a mulher vestida com 3 saias uma delas de tafetá amarelo e seu manto e o mais.

(Pedidos de missas)

Declaro que o remanescente de minha terça se dará a minha filha Antonia.(outra) Declaro que a gente que tinha ou tenho é toda forra e não podem ser vendidos. Declaro que fora este testamento deixarei feito um rol o qual irá assinado por mim ao qual declaro se dará inteiro crédito como a este próprio testamento.

E declaro que deixo por testamenteiro Aleixo Leme ou Pedro Leme ou Tomé Martins ou minha mãe e com isto dou por acabado com as testemunhas abaixo.

Mateus Leme - João de Santamaría - Braz Esteves - Pero Leme o moço Francisco de Alvarenga - Aleixo Leme - Braz Leme - Aleixo Leme o moço  INSTRUMENTO DE APROVAÇÃO: 21-1-1628, em casa do tabelião Apareceu Mateus Leme dizendo que ele estando de caminho para o sertão fizera um testamento e nesse tempo ele ainda era viúvo e depois disso casara com Antonia Gaga da Cunha. Pede para ser enterrado no Mosteiro da Companhia de Jesus, para o qual deixa dois mil réis e o resto da terça para a mulher”.

Referência:

URL: http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/matheusleme1633.htm

Mateus, também é citado nos depoimentos de  Processo de Anchieta, abaixo. (Revista da ASBRAP nº 3 9 QUALIFICAÇÃO E DEPOIMENTO DAS TESTEMUNHAS NOS PROCESSOS ANCHIETANOS MAIS ANTIGOS)


No mesmo Processo, ele é ouvido 5 anos mais tarde, abaixo.


Referência:

URL: http://www.asbrap.org.br/documentos/revistas/rev3_art1.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas