PARTE I Capítulo IV A origem do sobrenome ROCHA na família e entrada no Brasil ENEAVÓS

                                                            Prefeitura de Laguna S/C

 ENEAVÓS 

*Maria França da Rocha (nascida Maria de Ribeira) nasceu aproximadamente em 1656 e morreu em  1678 em Santa Catarina, Brasil, foi casada com Antonio Bicudo Camacho, que nasceu aproximadamente em 1635, em Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil e morreu aproximadamente em 1705, em Laguna, Santa Catarina, Brasil. Tiveram os filhos: Anna Fernandes da Rocha, Manuel Duarte Camacho e *Isabel Fernandes da Rocha.

Antonio Bicudo Camacho foi muito ativo na mineração curitibana dos fins do século XVII.

Abaixo, verificamos em Genealogia Paulistana e também, em Genealogia Paranaense sobre Maria e Antonio.


Referência:
 Genealogia Paulista, Luiz Gonzaga da Silva Leme, Duprat & Companhia, São Paulo, Brasil. Publicado em 1903 - 1905., Page number: Tomo 1, pág. 514, título Buenos de Ribeira, cap. 5.
compilado pág 360 compilado

Referência: 
Genealogia Paranaense, de Francisco Negrão, Vol. 4 pág. 210

Abaixo, podemos verificar sobre Antonio Bicudo Camacho no “Prosápia Catarinense”, nas páginas 27 e 28 , ver referência abaixo (poderá ver também a genealogia de Antônio, na Parte I deste Livro, Capítulo II de Vicente Annes Bicudo a Pedro Alves da Rocha) .

“Antonio Bicudo Camacho -Capitão e natural bandeirante paulista, nat. Sant' Ana do Parnaiba. "Activo mineiro? , residiu em Curytiba nos fins do século XVII, sendo um dos vultos mais influentes da villa, figurando em quasi todos os casamentos de 1694 a 1699. Nesse último ano lavrava ouro em Santa Cruz do Jutil, no mun. 27 S.Palmeira. Transferiu sua residencia pa. S. Franco, ahi representando papel preponderante. Era casado, provavelmente,e em Curytiba ou S. Francisco, com Maria dos Passos (nat. Curitiba). Casou-se na vila de Parnahyba, com Maria da Rocha, d M. Leão. Senhor de numerosa escravaria. Mudouse pa. S. Franco. Diz Almeida Coelho ter elle vindo pa. S. Cat em 1698. Já era falecido em 1724 ? . Filhos : (...)  Isabel Fernandes da Rocha, casada com o Capm Ant.o Bueno da Veiga, estabelecido Em Curytiba. Ella + 1717”

Referência: 
Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) é uma instituição acadêmica e cultural, fundada em 7 de setembro de 1896. Tem sede em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, e foi fundado por iniciativa de José Arthur Boiteux, com o apoio do então governador do estado, Hercílio Luz, e de 30 outros fundadores, representantes dos meios político, cultural e econômico da cidade. O Instituto divide espaço na Casa José Boiteux com a Academia Catarinense de Letras.

“Prosápia Catarinense” é uma obra histórico-genealógica escrita por Lucas Alexandre Boiteux (1880-1966) publicada em 26 cadernos em 1948. Os primeiros cadernos tem como subtítulo “Prosápia Florianopolitana - Primeiros povoadores da Ilha de Santa Catarina”. Até o 6o. caderno as famílias enfocadas são as que reergueram a póvoa do Desterro [atual Florianópolis] e a Ilha de Santa Catarina, após a morte do seu fundador, Francisco Dias Velho.


Comentários

Postagens mais visitadas