PARTE I Capítulo IV A origem do sobrenome ROCHA na família e entrada no Brasil.

 

Brasão Rochas - Thesouro de Nobreza - Armas de Famílias de Portugal por Francisco Coelho, 1675

                                            Cabo Carvoeiro em Peniche, Leiria, Portugal.

Abaixo, segue a linhagem desde Cândido Alves da Rocha até Vicente da Rocha Pimentel (por meio do filho João é que este sobrenome entrou no Brasil). 

Porém, além da linhagem de Cândido, chegamos até Vicente da Rocha Pimentel, por meio da linhagem de Anna Maria da Rocha) visto que eram primos e mesmo não tendo o mesmo sobrenome Rocha, chegamos também, em Vicente da Rocha Pimentel por meio da linhagem de Joaquina Machado Ferreira (Joaquina era a avó materna de Teresa e era prima em terceiro grau de Anna Maria da Rocha, avó paterna de Teresa, que também, ambas eram primas em terceiro grau de Cândido Alves da Rocha, avô paterno de Teresa e esposo de Anna Maria da Rocha).

Sendo Joaquina Machado Ferreira descendente de Maria Rosa Bueno da Rocha, sendo Anna Maria da Rocha e Cândido Alves da Rocha descendentes de Luzia Bueno da Rocha, (Maria Rosa Bueno da Rocha e Luzia Bueno da Rocha eram irmãs) que veremos abaixo nas confirmações.

No link abaixo, podemos ver o trabalho de Bogaciovas sobre a Genealogia da Família Rocha Pimentel, desde o ano de 1225 deixo aqui apenas um trecho: “D. VASCO MARTINS PIMENTEL nasceu por volta de 1225 e foi o primeiro que se chamou Pimentel porque, como se vê em F. Gayo (1) "dizem tomara o apelido, ou lhe puseram por ser muito colérico e agastado". Era filho de Martim Fernandes de Novaes (F. Gayo, título Novaes § 1 N5), o qual viveu em Riba de Vizela ao tempo dos reis de Portugal D. Sancho II e D. Afonso III, com o qual se achou no cerco de Sevilha em 1248, e de sua mulher D. Sancha Martins. D. Vasco Martins viveu na freguesia de Santo Adrião de Vizela, concelho de Felgueiras, distrito do Porto, junto ao rio de Vizela, na quinta que então chamavam Louroza e depois se chamou Paço Velho, em cuja quinta fez umas nobres casas que se arruinaram e uma capela. Foi contemporâneo do Rei D. Afonso III de Portugal e seu meirinho-mor. “

Referência: 

A FAMÍLIA ROCHA PIMENTEL por Marcelo Meira Amaral Bogaciovas -  BOGACIOVAS, Marcelo Meira Amaral. A Família Rocha Pimentel. In Edição Comemorativa do Cinqüentenário do Instituto Genealógico Brasileiro. São Paulo: IMESP, 1991, pp. 615-623.

http://asbrap.org.br/documentos/pimentel.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas