PARTE II A PRIMEIRA COLÔNIA ALEMÃ DE SANTA CATARINA

 

Estilo alemão de construção de casas em Blumenau.

O brigue Luiza atracou em Desterro, hoje Florianópolis, em 7 de novembro de 1828, trazendo os primeiros imigrantes. O bergantim Marquês de Viana, 5 dias depois, chegou com mais um grupo. Eram em torno de 146 famílias, há registro que foram 166.

Parte do grupo de imigrantes e soldados que aportaram na capital veio para São Pedro de Alcântara no ano seguinte, fundando a colônia em 1º de março de 1829. Mais tarde, alguns imigrantes seguiram para diversas partes do Estado, principalmente no Vale do Itajaí.

Os que permaneceram se dedicaram ao cultivo da terra e ao desenvolvimento da cidade. Ao chegarem, conheceram uma realidade não menos dura do que a encontrada na Alemanha e sabiam que o acolhimento pelo Brasil tinha como finalidade povoar áreas, até então pouco exploradas economicamente, era preciso desenvolver a policultura em pequenas propriedades.

Com a Proclamação da República no Brasil, as terras do Sul passaram a ser vistas como uma oportunidade de criar novos povoamentos e desenvolvimento para o país. Entre 1824 e 1830 estima-se que imigraram da Alemanha 5350 pessoas. Durante a Revolução Farroupilha (1830 e 1844) a imigração foi interrompida, mas após o término da revolta entre 1844 e 1850 chegaram mais dez mil imigrantes. Entre 1860 e 1889 mais de dez mil. Por fim, entre 1890 e 1914 mais de dezessete mil.

Referência:

http://www.pmspa.sc.gov.br/noticias/ver/2021/03/192-anos-de-imigracao-alema-em-sao-pedro-de-alcantara

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigue_Luiza

http://www.tonijochem.com.br/navio_imigrantes.htm

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-alema-no-rio-grande-do-sul/

Comentários

Postagens mais visitadas