PARTE II A HISTÓRIA DOS AÇORES, ILHA SÃO MIGUEL E ILHA SANTA MARIA

 




Os Açores são um arquipélago, formado por nove ilhas, descoberto e povoado por portugueses no princípio do século XV. Na história açoriana, desconhece-se a data precisa em que o arquipélago foi descoberto, contudo, crê-se que São Miguel e Santa Maria foram as primeiras ilhas a serem reconhecidas, por volta de 1427, pelo navegador luso Diogo de Silves. 

Tardiamente, a 15 de agosto de 1432, dia da Assunção de Nossa Senhora, o navegador Gonçalo Velho Cabral e a sua tripulação desembarcaram na ilha a que deram nome de Santa Maria como homenagem prestada à Virgem Santa.

Tanto quanto se sabe, São Miguel foi povoado, a partir de 1444, por Gonçalo Velho Cabral, que desembarcou os seus povoadores no lugar da Povoação (oriundos de Estremadura, Alto Alentejo, Algarve, França). Estes, por sua vez, e com o passar do tempo, espalharam-se ao longo de toda a zona costeira, de modo a obter as melhores acessibilidades, melhores condições e facilidades de vida.

Devido à posição geográfica favorecida das ilhas no centro do Atlântico, rapidamente contribuíram para uma forte expansão económica em São Miguel, através da produção de trigo que se exportava para abastecer as guarnições portuguesas no Norte de África, bem como o fabrico do açúcar de cana. Mais tarde, a imensa reprodução de laranjas, através da exportação para o mercado inglês, veio a trazer riqueza à ilha.


Comentários

Postagens mais visitadas