PARTE II CAPÍTULO II DE CAPITÃO MANUEL LOURENÇO DE ANDRADE A ANNA PEREIRA RODRIGUES BISAVÓS

 Rua Augusta, atual Rua João Pinto, Florianópolis, obra de Victor Meirelles 

  BISAVÓS

*João Torquato da Silva, que nasceu em 1857, em Santo Amaro do Cubatão, Santa Catarina, Brasil (não sabemos a data de morte porque desapareceu), foi casado com Clarinda Martinha da Silveira, que nasceu em 1861 em Nossa Senhora do Rosário, Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Tiveram os filhos: Antônio, Faustino, Manoel, Caetana e  *Maria Clarinda da Silva.

Teresa, lembra da história de que o pai de “Dindinha Mariquinha”, João Torquato da Silva, já de idade avançada e com falhas de memória, onde, uma vez saiu de casa para andar e nunca mais ninguém o viu. Nunca souberam do seu paradeiro, se perdeu no mato, ou foi atacado por algum animal selvagem, o fato é que nem seu corpo foi encontrado e até hoje é um mistério o seu desaparecimento. Fizeram buscas na época, mas não tiveram sucesso. 

Abaixo, o registro de casamento de Clarinda Martinha (ou Ilarina Martinha) e João: “Aos 28 de setembro de 1889 nesta Matriz na forma do Sagrado Concilio Tridentino e do Ritual Romano, em minha presença e na das testemunhas abaixo assinadas, se receberam em matrimonio por palavras de presente João Torcato da Silva e Clarinda Martinha da Silveira. Ele filho legítimo de Bernardino José Antonio da Silva, já falecido e de Maria Bernardina do Espírito Santo, nascido e batizado em Santo Amaro do Cubatão e morador desta freguesia, viúvo por falecimento de Genoveva Ignacia de Jesus, com 36 anos de idade. Ela filha legítima de Manoel Antonio da Silveira e de Martinha Custódia de Jesus, já falecida, nascida, batizada e residente nesta freguesia, solteira, de 28 anos de idade…”


Referência:

 Brasil, Santa Catarina, R...greja Católica, 1714-1977 Enseada de Brito Nossa Senhora do Rosário Matrimônios 1887, Nov-1893, Nov

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-S9KC?i=15&cc=2177296

Abaixo o registro de batismo da filha Maria Clarinda (ou Maria Hilarina)  podemos observar: “Aos 9 de julho de 1895 batizei Maria, nascida 8 de abril último, filha legítima de João Torquato da Silva e de Clarinda Martinha da Silva, avós paternos Bernardino Pacheco da Silva e Maria Bernardina do Espírito Santo, maternos Manoel Antonio da Silveira e Martinha Custódia da Silveira…”


Referência:
 "Brasil, Santa Catarina, Registros da Igreja Católica, 1714-1977," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QL9M-CT61 : 1 April 2020), João Torquato Da Silva in entry for Maria, 9 Jul 1895; citing Baptism, Nossa Senhora do Rosario, Camboriú, Santa Catarina, Brasil, Arquidiocese de Florianópolis (Archdiocese of Florianopolis), Santa Catarina; FHL microfilm 1,253,563.
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QL9M-CT61

Comentários

Postagens mais visitadas