Introdução

 




Em cada cultura existe um dia para homenagear os mortos. Aqui deixo a minha homenagem a cada um que passou por esta terra, sendo lembrado ou não por documentos. Cada vida que, assim como nós, teve sonhos, ambições, tristezas e alegrias. Este blog é dedicado à memória daqueles que devido ao tempo, ficaram esquecidos. 

Este blog foi dividido em duas partes: Parte I que será apresentada a genealogia de Teresa (subdividida em  IX capítulos) e Parte II que será apresentada a genealogia de Antonio (subdividida em V capítulos). Seguindo cada tronco com comprovação de suas existências.

Na parte I tem as subdivisões dos capítulos por temas e em cada tema tracei a linha genealógica estudada, comprovando a filiação, começando do mais antigo para o mais novo. Os Temas da Primeira Parte são: Os Judeus Sefarditas, a guerra das famílias Pires e Camargo,  Os Índios que aqui habitavam, os bandeirantes (e também os povoadores do Paraná), a origem do sobrenome Rocha  na família, sua entrada no Brasil e dentro destes capítulos citei os primos  que  se casaram, ao menos o que consegui identificar. Traçando a linhagem materna e paterna de Teresa separadamente.

Na Parte II os capítulos foram subdivididos nos temas sobre as imigrações Açoriana e Alemã no Sul do Brasil, sobre a origem do sobrenome Rodrigues  na família, sua entrada no Brasil, sobre o Judeu Sefardita encontrado também na genealogia de Antônio e sobre a linhagem até o clã Drummond, na Escócia. Traçando a linhagem materna e paterna de Antonio separadamente.

Ao começar sua leitura pela postagem mais antiga e vindo para a mais recente você seguirá a ordem cronológica do mais antigo para o mais novo, conforme será colocado no livro, que ainda não foi publicado, mas faz parte deste projeto. 

Finalizada a parte II, entro no tema sobre Cônjuges com o mesmo antepassado, sobre a possibilidade de se casar com um parente sem saber.

Espero que viva a história, afinal, este é o objetivo deste blog. Reviva e Viva a História!

Assista, através do link abaixo, o vídeo feito para o Rootstech 2023, sobre a história do Museu da Imigração, em São Paulo. "O fio de despedida".

https://www.familysearch.org/rootstech/session/historias-do-museu-da-imigracao-e-o-fio-de-despedida?cid=rt_whatsapp



Comentários

  1. Olá Recleia, fique feliz em descobrir que és prima nona de meu pai.
    Também pesquiso as memórias de nossos antepassados, e sempre os valorizando. Buscando deixar para as gerações futuras registros dessas memórias e a sua importância.
    Estou a disposição sempre para a troca de dados.
    Neste momento busco informações sobre Maria Pais e André Mendes.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente, esse assunto é muito interessante e nos dá a oportunidade de conhecer parentes. Caso encontre algo relacionado a sua pesquisa, te aviso. Se tiver mais informações sobre eles, me passe, de repente ajuda na pesquisa pra conseguirmos mais dados.
      Obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas