CÔNJUGES COM ANTEPASSADOS EM COMUM SEM SABER - DE CAPITÃO MANUEL LOURENÇO DE ANDRADE A DULCE FERNANDES MAGNANI DUODECAVÓS

 

  

DUODECAVÓS

*Capitão Manuel Lourenço de Andrade nasceu em aproximadamente 1600, em Sé, Lamego, Viseu, Portugal, morreu em aproximadamente 1665 em São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil, foi casado com Maria Branca Conquero, que nasceu em aproximadamente 1600 em São Vicente, São Paulo, Brasil. Tiveram os filhos: *Isabel Rodrigues Velho.

Conforme comprovamos abaixo nas citações sobre Capitão Manoel Lourenço de Andrade, verificamos que foi fundador e o primeiro Capitão-Mor da Vila de São Francisco.
Em 1658, após obter autorização do Marquês de Cascais, donatário da Capitania de Santana, para povoar a ilha de São Francisco do Sul, partiu com a família e agregados para o local (sua mulher, Branca de Andrade, filhos, seu genro, Luís Rodrigues Cavalinho, grande número de agregados e escravos, gado, instrumentos agrícolas e ferramentas para a exploração de minas), onde fundou o povoado de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, promovido a vila em 1660.

"Declaro que sou natural da cidade de Lamego, filho legítimo de Manoel Lourenço e de sua mulher Branca de Andrade. Assim mais declaro que fui casado na vila de São Paulo, onde era morador, à face da igreja, com Maria Coqueiro, filha do capitão Gaspar Coqueiro.
Assim declaro que, quando Nosso Senhor seja servido levar-me desta vida presente, meu corpo seja enterrado na igreja de Nossa Senhora da Graça desta vila, e como sou seu principal povoador, seja na capela da dita igreja, defronte da imagem da dita Senhora" (retirado do Cartório 1º de Órfãos, de S. Paulo, testamento de Manuel Lourenço de Andrade; citado por A. Marques, Apontamentos II, citado abaixo).

Referência:
Apontamentos históricos, geográficos, biográficos, estatísticos e noticiosos da Província de São Paulo - publicação: 1976 Manuel Eufrázio de Azevedo Marques.
https://bibliotecadigital.seade.gov.br/view/singlepage/index.php?pubcod=10011587&parte=1
 Página 250 do documento em PDF e 234 do livro - São Francisco do Sul

Abaixo, podemos ver o livro de Carlos da Costa Pereira de 1931, onde cita Manoel Lourenço de Andrade, como o povoador de São Francisco, onde veio em companhia de mulher, filhos e seu genro Luiz Rodrigues Cavallinho, com grande número de agregados e escravos. Fala que Lourenço de Andrade era natural de Lamego e filho legítimo de Manoel de Lourenço e sua mulher Branca de Andrade e que se casou com Maria Coqueiro (filha do Capitão Gaspar Coqueiro), na Vila de São Paulo, onde eram moradores e que era de integridade e moral perfeita.

Manoel Lourenço de Andrade veio com amplos poderes do marquês de Cascais para estabelecer-se em São Francisco e repartir as terras com os demais companheiros e com os que fossem chegando, certamente para garantir a posse dessa região que de direito pertencia à Espanha. Chegou por volta de 1658 em São Francisco.





Referência:
UM CAPÍTULO DA EXPANSÃO - Carlos da Costa Pereira- São Paulo, 1931, Referência: Pág. 15, 16  do documento em PDF, do livro 25,26 e 27.
URL:http://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/2018-05/UM_CAPITULO_DA_EXPANSAO_BANDEIRANTE.pdf

Abaixo, verificamos a tese de mestrado de João Marques Brandão Neto, onde novamente Manoel Lourenço de Andrade é citado como o fundador de São Francisco, pois seu povoamento inicia-se efetivamente, em 1658, com a sua chegada, mesmo já constando a capela de Nossa Senhora da Graça.

Referência:
João Marques Brandão Neto- DISSERTAÇÃO APRESENTADA AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA COMO REQUISITO À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS HUMANAS - ESPECIALIDADE DIREITO -Orientador: Prof. Dr. Osvaldo Ferreira de Melo Co-Orientador: Prof.  Dr. Cesar Luiz Pasold FLORIANÓPOLIS 1 9 8 8, págs 8 e 9.
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106294/82053.pdf?sequence=1


Comentários

Postagens mais visitadas